02 março, 2011

T-shirts!

"Durante quase dois anos ela reinou como curinga do look rocker: Agora, ressurge combinada a saias sofisticadas, tanto nas passarelas quanto no corpo de it-girls mundo a fora. Yasmine Sterea explica como usar essa novidade."


Não há quem tenha usado -abusado e surrado- melhor a moda rocker do que Emanuelle Alt, a fashion director da Vogue França. Em um de seus looks mais fotografados, ela usava uma t-shir totalmente destruída na barra, que causou muitos uaus. Nascia assim a apelidada "camiseta podrinha", peça-chave da moda que a Balmain fincou nos desejos de dez entre dez fashionistas por quatro estações. Tecido fino, um certo puído (real ou fake) e caimento molenga eram os ingredientes da da tee perfeita, que ganhava atitude rock ao ser combinada com tachas, preto e muito couro hard core. Até que a moda finalmente se cansou desses acordes pesados (que eu amooo) e se apaixonou pela delicadeza das rendas, dos florais, do romantismo cinquentista e, principalmente, das saias. Mas sem abandonar as camisetas. Ao contrário: elas ganharam um belo upgrade.
O responsável por esse novo status foi Raf Simons, que colocou na passarela do verão 2011 da Jil Sander modelos vestindo t-shirt básica com saias longas, estruturadas e luxuosas. O look causou impacto pelo seu mix inusitado de hi-lo. Costanza Pascolato, em sua coluna da edição de dezembro da Vogue, chamou a atenção para a perfeita simbiose das peças. "Oscar de la Renta e Carolina Herrera compuseram visuais chiques com camisetas básicas tempos atrás", relembra a colunista. "Mas foi Jil Sander quem as consagrou como peça de sofisticação máxima, a ponto até de poderem compor visuais de alta-costura".
Mais comportada, a camiseta agora joga charme. Assim, sai Emanuelle Alt e entra Giovanna Battaglia, que tratou de adaptar a moda para a rua. Mestra em dar um toque contemporâneo a tudo que usa, a editora de moda das Vogues Giolello e Pelle trocou a podrinha de estética rocker por uma tipo "suvenir": sua camiseta trazida de St. Barths, com mangas dobradas de leve, foi combinada a uma elegante saia-lápis Dolce&Gabbana. O item de turista nunca foi tão cool! A imagem é tão fresca que dá vontade de adotar já. Além das que você comprou como recuerdo de viagem, vale resgatar do baú as t-shirts da Disney e até as de bandas. O segredo está no styling. "Se elas forem usadas com roupas chiques de menos ou roqueiras demais, o resultado pode ser desastroso", adverte o diretor de moda da Vogue Giovanni Frasson.

 Reinaldo Lorenço também endossou o novo uso da peça. Em seu desfile de alto verão, apresentado em São Paulo em outubro do ano passado, ele misturou camisetas bem cortadas com saias mais curtas habillées. "A mistura tem resultado contemporâneo e fresh", opina o estilista. Em dezembro, Kate Bosworth provou a tese ao colocar o ótimo look no red carpet.
Onde e quando exibir a produção? "A camiseta suvenir ou de banda comporta jantares sentados ou festas esporte. Já a branca, usada com jóias poderosas, pode ser usada em casamentos menos formais, como na praia ou no Rio de Janeiro", sugere Costanza. Agora em versão minimal uxe, a t-shirt excede de novo.

(VOGUE nº 389)
Xx


Nenhum comentário:

Postar um comentário